sexta-feira, 18 de setembro de 2015

MOVAMO-NOS PELA BELEZA

Por Edson Vidigal

Infelizmente, a maioria das pessoas se move pelo medo. Medo de errar, medo de sofrer, medo de que aconteça de novo o que já aconteceu que não foi bom, medo de que não venha a acontecer o que se espera.
Medo de se decepcionar, de se frustrar, de se magoar, de magoar os outros, de se arrepender.

O medo nada mais é que a projeção, no futuro, de frustrações do passado. É contaminar o futuro, que ainda é leve, belo e promissor, livre de traumas, de emoções pesadas, com o passado, impregnado de coisas que não se quer mais.
Se não se quer mais, por que trazer consigo para o presente e transformar em medos para o futuro? Por que não deixar pra trás, onde foi necessário para o nosso crescimento e aprendizado?
O que passou não existe mais. Já morreu. Apenas pode nos servir como aprendizado. O futuro sempre é promissor. Desde que, como nos diz Nietzsche, tenhamos a capacidade de esquecer. Esquecer não é fingir que não viu. Empurrar pra debaixo do tapete. Seguir com aquilo tudo escondido dentro de si na forma de medos e terrores. Esquecer não é agir como se nunca nada tivesse acontecido. Esquecer é buscar entender o que passou, e deixar para trás o que não nos serve mais. Levar consigo apenas o que nos presta imediatamente à nossa ação.
O mestre Yoda sempre diz: “O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento.”
Ao nos mover pelo medo, não agimos, apenas reagimos. Não tomamos atitudes, apenas revidamos. Ou seja, nos tornamos passivos, e não ativos. Perdemos as rédeas de nossas vidas, nossas escolhas. Passamos a ser meros aglomerados de reações doentias, meras respostas mal dadas.
Deixemos de nos mover pelo medo, que só nos aprisiona. Libertemo-nos do medo. Passemos a agir movidos pela beleza. A beleza que nos atrai. Que nos faz querer, que nos faz escolher, que nos faz seguir rumo ao que realmente nos importa. Que nos impulsiona para frente, ao contrário do medo que só nos prende atrás.
Um abraço apertado a todos vocês, meus amigos. Que todos consigam viver pela beleza, e sempre seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário