terça-feira, 3 de setembro de 2013

ÉTICA: BREVES CONSIDERAÇÕES - PARTE I


O estudo etimológico das palavras nos diz muito da forma como determinado povo vê ou via o mundo. Das relações que se construíram no decorrer do aprendizado daquele povo. As palavras e a forma como as relacionam são reflexo disso, e são pistas esplêndidas para se atingir a sabedoria que foi alcançada por tal cultura, e que acaba sendo velada pelo decorrer da história.

A palavra ética deriva de duas palavras gregas: Εθος (éthos) e Ηθος (íthos). A primeira significa “uso, costume, hábito”; e a segunda significa “morada, estância, residência, uso, costumes, maneiras de ser, caráter”. Pode-se argumentar que a nossa palavra “Ética” derivou de uma das duas, ou das duas. O que importa é perceber que, além da semelhança fonética, as duas guardam profunda relação de seus significados. Depreende-se delas que o “caráter”, a “maneira de ser” e os “costumes” estão intimamente relacionados entre si, assim como o “uso”, e o “hábito”.

Cabe aqui a pergunta: Como se dá tal relação?


A resposta proposta é que tal relação é de complementação, de troca, de devir, de causa e conseqüência, assim como todas as relações o são. Quando existe uma relação entre pelo menos dois elementos, é porque eles realizam trocas. Um intervém no outro, um influencia o outro. Tal intervenção, ou influência, pode se dar em qualquer sentido, ou em ambos. O primeiro pode influenciar o segundo, ou o segundo ser influenciado pelo primeiro, ou os dois podem sofrer influências recíprocas.

Aplicando tal raciocínio à questão específica que temos, podemos nos deter a examinar quem influencia quem nesta relação.

Podemos sintetizar os termos objetos de nosso estudo em apenas dois principais, aos quais daremos interpretação ampla: “hábito”, no qual englobaremos também o termo “costumes”; e “caráter”, no qual englobaremos também a expressão “maneira de ser”.

A influência entre eles nós veremos à frente, após, primeiro, examinarmos um pouco mais cada um. Por enquanto, basta que tenhamos em mente que Ética é, antes de tudo, um caminho pra casa.

E vale a pena percorrê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário